“Saudosa Maloca” ...
Quem é que não lembra ou já ouviu a canção? A composição de autoria de Adoniran Barbosa em 1951, virou um clássico do samba na voz de muitos artistas, presente ainda hoje principalmente nas rodas de samba e nas playlists do gênero musical.
A letra ilustra a conversa e o relato de um homem que saudosamente lembra do local onde vivera com seus dois camaradas “Mato Grosso e Joca”. Um espaço invadido e intitulado maloca, simples e abandonado, por ora demolido para a reintegração de posse e construção de um novo edifício, Adoniran marca na melodia e descreve com sarcasmo, a era da verticalização da área urbana nas metrópoles brasileiras e as possíveis consequências sociais do contexto.
Versão I – A Música
Você pode conferir a letra completa desta história ou ouvi-la ao som do samba no link a seguir.
Se o senhor não está lembrado
Dá licença de contar
Que aqui onde agora está
Esse edifício alto
Era uma casa velha, um palacete abandonado
Foi aqui seu moço
Que eu, Mato Grosso e o Joca
Construímos nossa maloca
Mas um dia nem quero me lembrar
Veio os homens com as ferramentas
O dono mando derrubar
Peguemo' toda' nossas coisas
E fumos pro meio da rua
Apreciar a demolição
Que tristeza que eu sentia
Cada táuba que caia
Doía no coração
Mato Grosso quis gritar
Mas em cima eu falei
Os homens está com a razão
Nós arranja outro lugar
Só se conformemos quando o Joca falou
Deus dá o frio conforme o cobertor
E hoje nós pega a paia nas grama do jardim
E pra esquecer nós cantemos assim
Saudosa maloca, maloca querida
Dim, dim, donde nós passemos dias feliz de nossa vida
Você acabou de ler ou ouvir a versão original de “Saudosa Maloca” em formato de música, no entanto, assim como um livro recebe adaptações para o Cinema, esta história narrada na versão musical inspirou outras adaptações homônimas tanto para a Literatura quanto para o Cinema.
Versão II – O Livro
Victor Hugo Valois, autor do livro de ficção brasileira “Saudosa Maloca” publicado pela Editora Novo Século em 2009, narra o suspense decorrente da morte da rica tia Filomena que deixa parte da herança para a sobrinha Josefa, que do dia para a noite, se torna a mais nova rica, com isto herda além do patrimônio as consequências da “vida fácil”.
O romance é permeado pela busca incansável e a qualquer preço por dinheiro, apresenta personagens gananciosos, orgulhosos e preconceituosos, uma trama com traições, vinganças e mentiras, transições entre classes sociais e dilemas éticos a todo momento. Há boas reviravoltas nas quais o inesperado acontece com a criatividade do autor.
Apesar de não ser um romance que retrate de maneira literal, direta e fiel a letra original do homônimo, é uma obra criativa que procurou mostrar que dinheiro não é sinônimo de felicidade e o que o ser humano é capaz de fazer por dinheiro, por amor ou por medo. Há idas e vindas entre as classes sociais e as consequências decorrentes das escolhas, decisões e atitudes tomadas.
Versão III – O Filme
A versão cinematográfica de “Saudosa Maloca”, conta com a direção de Pedro Serrano, roteiro de Rubens Marinelli e Guilherme Quintella e no elenco principal Paulo Miklos, Gero Camilo e Gustavo Machado. A história diferentemente do livro de mesmo título, inicia com a narração de Adoniran Barbosa (Paulo Miklos) relatando saudosas memórias da metrópole que já não é a mesma atualmente. Assim como na música, ele revive em suas lembranças os momentos que conviveu com seus camaradas Mato Grosso (Gero Camilo) e Joca (Gustavo Machado) em uma maloca na cidade de São Paulo e de como a vida sofreu alterações junto às transformações da cidade com a vinda do progresso.
Há boas expectativas do público em geral, que está ansioso para conferir a adaptação do clássico musical para o enredo de filme. Afinal, como ficará a história que é cantada e contada em aproximadamente 2 minutos e 20 segundos, no longa-metragem com duração de 1 hora e 28 minutos? Em breve poderemos descobrir.
Para saber mais:
Maloca: 1. Habitação indígena. 2. Aldeia de índios. 3. Gír Esconderijo. 4. Casa pobre, de favela.
________________________________________________
Fontes:
https://www.adorocinema.com/filmes/filme-325008/
https://www.letras.mus.br/adoniran-barbosa/43969/
https://www.youtube.com/watch?v=IvDCuwt3e2A
https://www.youtube.com/watch?v=tsr28imHhhA
MICHAELIS: Dicionário Escolar Língua Portuguesa. São Paulo: Editora Melhoramentos, 2008.
VALOIS, Victor Hugo. Saudosa Maloca. Osasco, SP: Novo Século, 2009.
Tereza, que tal conhecer a terceira versão? Vamos conhecer este clássico musical agora no cinema...
Um belo clássico brasileiro!
Marcia, uma música sensível na qual letra e ritmo formaram um elo perfeito!
Edinei, realmente o tema desenvolvido com a criatividade, o sentimento e a beleza de cada arte: cinema, literatura e música.
Sempre adorei essa música.
Rodrigo, o filme é lançamento 2024, minha expectativa é de que valerá a pena assistir. Em SP já está em exibição.
Interessante as adaptações de músicas para livros e filmes. Transformar uma canção de alguns minutos em um livro de inúmeras páginas ou um filme de várias horas apenas demonstram a intensidade da canção quando retratam o cotidiano e sua dinâmica. É uma verdadeira obra de arte.
Que bacana essa música é um clássico!Não sabia que tinha até um filme!