O Enem 2021 vem se aproximando, faltando menos de uma semana para a primeira prova do exame, que acontecerá no domingo, dia 21 de novembro, tendo sua segunda parte aplicada no dia 28 do mesmo mês.
Com um desenvolvimento conturbado e alegações de censura, que falaremos mais abaixo, a prova está confirmada e irá acontecer. Você estudante e vestibulando não pode esquecer de comparecer no lugar e na hora certa para realizar a prova, trazer os documentos necessários e se informar sobre as medidas de segurança.
Não sabe ainda onde vai ser o local que realizará o exame? Você pode conferir acessando o site do Inep em: enem.inep.gov.br. Não esqueça que os portões abrem ao meio dia e vão fechar às 13:00 com o início da prova sendo às 13:30. Você terá até às 19:00 no primeiro dia e às 18:30 no segundo para realizar a avaliação.
No dia também não poderá esquecer seu documento de identidade (com foto), seu número de inscrição, máscara e caneta preta de material transparente, também é recomendado levar um lanche, água e álcool em gel.
Agora vamos te informar um pouco sobre as inúmeras denúncias de censura por parte do Governo Bolsonaro no exame. Diversos servidores do Inep pediram demissão devido a exclusão de questões que tratavam de conhecimento sociopolítico e socioeconômico, segundo entrevista dada ao Fantástico.
Desde a prova de 2020, muitos estudantes perceberam a falta de questões sobre o período da Ditadura Militar que até então eram frequentes no exame. Apesar das censuras, a prova irá ocorrer normalmente no próximo domingo.